DANÇA CIRCULAR SAGRADA

Dança de Roda - Cândido Portinari

Dança de Roda - Cândido Portinari

Das danças tradicionais de roda, das espirais e labirintos, que expressavam e expressam a cultura, as necessidades, os desejos, a força e o poder dos diferentes povos, surgiram as Danças Circulares Sagradas. Quando me movimento no Círculo de Dança me conecto com essa ancestralidade, com a história e tradição desses povos e com a sabedoria universal.

Gestos e movimentos de danças Gregas, Celtas, Israelitas, Russas, Ciganas, Húngaras, Brasileiras, e outras mais são incorporados à Dança de Círculo, possibilitando o conhecimento da corporeidade de cada povo e o exercício de tolerância com a diversidade.

Forças criativas e organizadoras são movimentadas no centro da Roda. É o centro que me conecta com o “meu Centro”, com o compromisso comigo e com o outro. É onde deposito a minha fé e me conecto com o Universo como um Todo, com o Sagrado. O Sagrado é a minha intenção, o meu propósito, permitindo que a qualidade daquela dança me interpenetre e me transforme.

Sintonizado com o “meu centro”, na Roda eu não estou só. Quando ela se fecha não existe último nem primeiro. Mesmo quando danço em labirintos ou espirais é preciso estar sintonizado com o outro para que a dança se desenvolva com fluidez. E sendo um, eu sou todos.

O objetivo da roda de dança é comum ao grupo: realizar a coreografia. Mas os desafios são individuais. Os passos, dos simples aos mais complexos, me ajudam a refletir sobre o quanto sou tolerante com as minhas dificuldades e com as do outro; o quanto me permito caminhar do simples para o complexo e também fazer o caminho inverso se necessário for, respeitando o tempo do grupo e de cada um.

Na Roda eu me revejo, presto maior atenção ao meu corpo, aos meus passos: onde eu acerto; onde ainda tenho dificuldades – e amplio esse olhar para o meu “estar no mundo, na Roda da Vida” – com quais situações eu já lido bem e com quais ainda tenho a aprender. E para aprender, quantas vezes é preciso repetir, e dançar, e dar as mãos, e aceitar, e respeitar, até que meu corpo se sinta confortável dançando.

O Círculo de Dança é inclusivo. Nele dançam os que sabem e os que estão aprendendo, os que já dançam e os que ainda não. O enfoque não é a técnica, mas o sentimento de união do grupo e a possibilidade de equilíbrio dos corpos físico, emocional, mental e espiritual, que ajudam na expansão da consciência.

Celebração, integração, espontaneidade, alegria, leveza, musicalidade, harmonia, concentração, percepção, flexibilidade, atenção, cooperação, comunhão, interiorização, centramento, amor, serenidade, paz – são alguns dos benefícios que a Dança Circular proporciona. Oferece elementos para o auto-conhecimento, auto-disciplina, auto-confiança e auto-cura.

Quando formo o círculo, estou representando nele o Universo inteiro e permitindo o encontro mágico de passado e presente. E quando me reuno para cantar e dançar em Círculo, de mãos dadas, permito que um canal de energia se instale, conectando a Roda à Grande Dança Universal, auxiliando na cura planetária.   

Texto organizado por Marlene Toste dos Santos Frigo em 30.06.2009, à partir de pesquisas feitas nos sites da Cristiana Menezes, Andréa Leoncini e Sirlene Barreto 
6 Respostas para “DANÇA CIRCULAR SAGRADA

  1. Acredito profundamente que temos que aprender, crescer, objetivar o bem comum
    e fazer a diferença.
    Parabéns a todos pelo lindo trabalho!
    É através das multiplas manifestações artísticas que chegaremos ao centro de nossos seres criativos e divinos.
    Sucesso a todos!
    Guti Fraga

    • Olá Guti

      Gratia pelo comentário. A dança circular é realmente um instrumento de cura poderoso, como tantos outros voltados a re-integração do humano em nós.

      Bj gde e sucesso prá ti

  2. Bom dia Marlene,
    Adorei o seu texto. Estou feliz por vc. Vejo-a sempre em muitas rodas vibrantes, iluminadas e orientando focalizando com muito brilho e muito amor.
    Um grande beijo
    M.Lucia.

  3. estou conhecendo dancas das circulares agora e ja estou adorando, quem sabe que logo estarei bem envolvidas e participando. bjos.

Deixe uma resposta

